O lambeossauro era um dinossauro herbívoro de grande porte. Foi um dos dinossauros bico-de-pato, da família dos hadrosaurídeos, da ordem dos Ornithischia (com bacia semelhante à das aves).

Quando e onde viveu o lambeossauro

O lambeossauro viveu na América do Norte durante o período Cretáceo, 65 a 98 milhões de anos atrás.

Características físicas

Assim como pelo seu bico, o lambeossauro também se distinguia por duas projeções em cima da cabeça em forma de “V”. A projeção da frente era uma crista em forma de machado, que se projetava para a frente. A projeção traseira era um ferrão ósseo que se projetava para trás.

Embora os restos fragmentados de um espécime sugerem que ele pode ter medido mais de 15 metros de comprimento, o lambeossauro provavelmente media cerca de 9 metros de comprimento e pesava de 3 a 5 toneladas, em média. A maior parte da pele do lambeossauro tinha uma textura pedregosa. A estrutura dos ossos sugere que ele podia andar sobre duas patas, mas provavelmente andava nas quatro patas, enquanto procurava comida. Seu pescoço excepcionalmente flexível provavelmente permitiu o lambeossauro se contorcionar para vasculhar as plantas baixas sem alterar a sua posição corporal.

Comportamento

Os cientistas não têm certeza sobre o propósito da crista do lambeossauro. Como no coritossauro, uma espécie à qual o lambeossauro está relacionado, a crista é uma extensão dos ossos do nariz e, portanto, pode ter aumentado o sentido do olfato do animal. Também, ela pode ter sido usada para exibição durante o acasalamento ou como uma câmara de amplificação, o que teria permitido o lambeossauro produzir sons característicos de berros para a comunicação com outros de sua espécie.

Evidência fóssil

A primeira evidência fóssil de lambeossauro — vários crânios e outros ossos descobertos na formação do rio Judith da província canadense de Alberta —, foi identificada em 1923. Outra amostra, que media 15 metros de comprimento, foi achada anos depois, em Baja California, no México. O lambeossauro foi nomeado em honra do paleontólogo canadense Lawrence Lambe.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.