O laser é produzido por um aparelho que emite poderosos raios de luz. A palavra laser é a sigla formada pelas iniciais das palavras que definem, em inglês, como ele é produzido: light amplification by the stimulated emission of radiation — isto é, amplificação de luz pelo estímulo da emissão de radiação.

Na década de 1950, cientistas dos Estados Unidos e da então União Soviética surgiram com ideias que viabilizavam a construção do emissor de raios laser. Um cientista americano construiu o primeiro emissor de laser em 1960, e desde então os cientistas criaram muito mais tipos de raios desse tipo.

Como funciona o raio laser

Normalmente, o aparelho emissor de raio laser é um tubo dotado de espelhos nas duas extremidades. Em uma delas, o espelho é parcialmente transparente. Dentro do tubo há um tipo de material como gás, cristal ou líquido.

Uma poderosa lâmpada, ou outra fonte de energia, acrescenta energia a esse material, que, assim, produz luz. A luz salta para a frente e para trás, de um espelho a outro nas extremidades do tubo, produzindo, dessa maneira, mais luz no interior do tubo. Uma parte dessa luz escapa através do espelho parcialmente transparente.

A luz que escapou é conhecida como raio laser, ou luz do raio laser. A luz do raio laser é diferente da luz solar ou de uma lâmpada, conhecidas como luz branca. A luz branca é composta da mistura de todas as cores, mas a luz do laser contém apenas uma cor. Além disso, a luz branca torna-se difusa e perde intensidade à medida que se afasta da fonte emissora. A luz do laser segue em linha reta a partir da emissão, o que ajuda a manter sua intensidade por longos percursos.

Utilização

Cientistas e profissionais da construção civil utilizam raios laser para medir distâncias. O raio laser também pode transportar sinais telefônicos e outras informações por longas distâncias. Nesse caso, ele trafega ao longo de cabos especiais chamados cabos de fibra óptica.

Em certos tipos de cirurgia, como o de correção da miopia, nos olhos, os médicos usam raios laser em lugar de bisturis (facas). A energia do raio laser também pode fechar os cortes, dispensando os pontos.

O raio laser ainda é usado na produção e na leitura de discos compactos (CDs e DVDs) e bem como em alguns modelos de impressoras.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.