A comida básica de todos os mamíferos recém-nascidos é um líquido chamado leite, que é produzido por suas mães.

O leite é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias das fêmeas de onde o bebê recebe alimento sugando um mamilo (dos seios nos humanos; das úberes nos animais). O primeiro fluido produzido imediatamente após o nascimento é chamado de colostro. Este é rico em proteínas e em anticorpos, que protegem o recém-nascido contra doenças. Dentro de uma semana o leite de verdade substitui o colostro. Este leite contém todos os alimentos, e nutrientes que um mamífero jovem requer durante um longo período de tempo. Estes nutrientes estão presentes no leite de todos os mamíferos, mas as suas proporções diferem entre as espécies.

O leite está constituído por uma solução que contém gordura e proteína, juntamente com açúcar, sais minerais (por exemplo, cálcio e fósforo) e vitaminas, particularmente vitaminas do complexo B. O leite de vaca comercialmente processado é geralmente enriquecido com vitaminas A e D. O leite e seus derivados também são uma importante fonte de cálcio.

O ser humano é o único mamífero que continua a utilizar leite e produtos lácteos após a infância. Já antes da história registrada, os humanos aprenderam a criar animais para consumir o leite. Em várias partes do mundo, cabras, renas, burros, iaques, búfalos e ovelhas são domesticados e ordenhados. Na maioria dos países, no entanto, o leite é fornecido por vacas leiteiras.

O leite e os produtos lácteos são consumidos em muitas formas como soro, queijo, iogurte e manteiga. O leite pode ser reduzido a pó, concentrado em um líquido espesso e utilizado em receitas de cozinha. Virtualmente todo o leite é submetido a pasteurização contra os microrganismos que ocorrem naturalmente ou que são introduzidos artificialmente. O leite fresco azeda rapidamente, por isso deve ser mantido na geladeira. Quando processado em formas tais como queijo, leite condensado ou desidratado, pode ser conservado durante um longo período de tempo.

Há líquidos que são chamados leites pela sua apariência, como o leite de coco e o leite de soja.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.