A lente é uma peça de material transparente (na maioria das vezes vidro) que costuma ter a forma de disco. Sua superfície é curva em um ou nos dois lados. A lente é usada para desviar a luz. Isso faz com que o objeto visto através dela pareça maior ou menor do que é na realidade. Óculos, telescópios, binóculos, microscópios e câmeras são dispositivos que possuem uma ou mais lentes.

Lente côncava e lente convexa

A lente côncava tem curvatura para dentro, isto é, seu centro é mais fino do que as bordas. Ela faz os objetos parecerem menores do que realmente são. Ao passar através de uma lente côncava, os raios luminosos são desviados de modo a se separar.

Na lente convexa, a curvatura é para fora, o que faz dela mais espessa no centro e mais fina nas bordas. Com essa lente, os objetos parecem maiores do que realmente são. Ao passar através de uma lente convexa, os raios luminosos são desviados para dentro, de forma que todos se encontram em um único ponto do outro lado da lente.

A lente do olho

O olho humano tem uma lente convexa chamada cristalino, que faz os raios luminosos se encontrarem na retina. A retina é onde se formam as imagens que são enviadas ao cérebro. A forma do cristalino muda para que possamos focalizar objetos situados a diferentes distâncias. Quando o cristalino não desvia corretamente os raios, a pessoa tem problema de visão: ela pode ser míope ou hipermetrope. Na miopia, os objetos distantes perdem a nitidez. Isso pode ser corrigido pelo uso de óculos com lentes côncavas, ou convergentes. A hipermetropia faz os objetos próximos parecerem borrados e é corrigida pelo uso de óculos com lentes convexas, ou divergentes. Em ambos os casos, as lentes dos óculos desviam os raios luminosos para que eles se encontrem na retina e formem a imagem com nitidez.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.