O leopardo é um felino da África e da Ásia. Ele é conhecido por seu pelo cheio de pintas. Em alguns lugares, os leopardos são chamados de onças ou de panteras; porém a onça encontrada no Brasil é outro animal (Panthera onca). O nome científico do leopardo é Panthera pardus.

Um leopardo de tamanho médio pesa entre 50 e 90 quilos. Ele tem cerca de 2 metros de comprimento, sem contar a cauda. Alguns leopardos chegam a ser muito maiores do que isso.

A maioria dos leopardos tem pelo amarelo nas costas e branco na barriga. O corpo é coberto por manchas escuras. O tamanho e o espaço entre as manchas variam entre os diferentes tipos de leopardo. O leopardo chamado de pantera negra tem um pelo negro em que as manchas quase não aparecem.

Os leopardos vivem em diversos habitats. Eles podem ser encontrados em florestas, desertos, campos, montanhas e lugares rochosos. Eles são hábeis escaladores e ótimos nadadores.

Os leopardos vivem sozinhos. Eles se reúnem apenas para procriar. A fêmea dá à luz de dois a quatro bebês. Os filhotes passam a viver sozinhos quando têm cerca de dois anos de idade.

Os leopardos são predadores ferozes e normalmente caçam à noite. Suas presas incluem antílopes, veados, cachorros e babuínos. Eles também comem gado e podem atacar o ser humano. Às vezes o leopardo arrasta sua presa para o alto de uma árvore para que outros animais não a peguem.

Em alguns lugares, os leopardos estão ameaçados de extinção. As pessoas os caçam por esporte e por causa de seu pelo. Além disso, algumas terras em que os leopardos viviam antigamente foram ocupadas por pessoas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.