Uma liga (ou liga metálica) é uma substância feita de dois ou mais metais ou de um metal e materiais não metálicos. Para criar uma liga, os ingredientes que vão entrar em sua composição são derretidos e então fundidos. Quando a mistura esfria, ela endurece.

As ligas geralmente são mais úteis que os metais puros. Dependendo do metal, ele pode se enferrujar ou desgastar-se com facilidade se estiver em estado puro. Também pode ser mole demais para se conservar em uma determinada forma. Mas a mistura de outras substâncias com um metal puro frequentemente resulta em um material duro e resistente.

Os seres humanos começaram a fazer ligas há mais de 5 mil anos. Os povos da Antiguidade faziam uma liga de cobre e estanho, chamada bronze, para fabricar ferramentas e armas. O latão, que é uma combinação de cobre e zinco, é outra liga que vem da Antiguidade. Hoje o latão é usado em maçanetas de portas e em instrumentos musicais, por exemplo.

O aço é uma das mais importantes ligas modernas. É um misto de ferro, carbono e outras substâncias. O aço é usado na construção e em muitas outras indústrias. Outra liga moderna importante contém alumínio e pequenas quantidades de cobre e outras substâncias: aviões e outros veículos frequentemente são feitos de ligas de alumínio.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.