O limão-siciliano (nome científico Citrus lemon) é uma fruta amarela e azeda que cresce em arvoretas ou arbustos. Pertence ao grupo das frutas cítricas, que também inclui outras espécies de limão, além da laranja e da toranja.

O limão-siciliano cresce em muitas regiões quentes do mundo. Índia, Argentina, Espanha, Irã e Estados Unidos (nos estados da Califórnia e do Arizona) são os maiores produtores.

O pé de limão-siciliano atinge de 3 a 6 metros de altura. Suas flores são brancas no centro e arroxeadas ao redor, com odor adocicado. É das flores que nascem as frutas.

O limão-siciliano tem formato oval e casca grossa, com uma protuberância na ponta. Ele nasce verde e fica amarelo ao amadurecer. Dentro da casca há uma polpa suculenta, da qual se extrai o suco.

O suco da fruta, rico em vitamina C, é azedo porque contém ácido cítrico. Ele é usado para temperar massas, tortas, saladas, peixes e muitos outros pratos. Misturado com água e açúcar, resulta em uma deliciosa limonada. O suco de limão-siciliano também é usado na produção de geleias de fruta, sabonetes, perfumes e remédios.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.