O limão é uma fruta verde e azeda que cresce em árvore, o pé de limão ou limoeiro. É a menor das frutas cítricas (outras são a laranja e a toranja).

No Brasil, há muitas espécies de limão, como o taiti (nome científico Citrus aurantifolia), o galego e o cravo. No hemisfério Norte, é muito comum o limão-siciliano, que também é cultivado no Brasil, embora o clima seja pouco favorável.

O limão cresce em muitas regiões de clima quente: o sudeste da Ásia (onde é fruta nativa), na região do mar Mediterrâneo, a América do Sul e a América Central. É no Brasil que se encontra a maior produção mundial de limão-taiti, mas México e Estados Unidos também têm uma boa produção.

O limoeiro é uma árvore baixa, semelhante a um arbusto. Suas frutas nascem de flores brancas de perfume adocicado e costumam ser redondas ou ovaladas. Com aproximadamente 4 centímetros de circunferência, o limão tem casca fina de cor verde, tendendo para o amarelo ao amadurecer. A polpa é verde-clara e muito suculenta.

Boa fonte de vitamina C, o suco de limão tem sabor azedo, por conter muito ácido cítrico, mas é bastante usado em drinques, sobremesas e outros pratos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.