Os lobos pertencem à mesma família dos cães. São conhecidos por sua inteligência e coragem, e também por serem capazes de viajar grandes distâncias. Os índios norte-americanos deram o nome de lobos aos seus mais poderosos guerreiros.

Onde vivem os lobos

Existem três espécies, ou tipos, de lobos. O mais conhecido é o lobo-cinzento, que vive na América do Norte, na Europa e na Ásia. O lobo-vermelho já viveu por todo o sudeste dos Estados Unidos, mas hoje praticamente só existe em cativeiro. Alguns ainda podem ser encontrados no estado americano da Carolina do Norte. O lobo-etíope já foi considerado um chacal, porém hoje acredita-se que seja de fato um lobo. Ele vive na Etiópia.

Características físicas

O lobo-cinzento tem pernas longas e grandes pés. Os machos são maiores do que as fêmeas. Um lobo-cinzento macho pesa em média 45 quilos. Contando a cauda, seu comprimento pode ser de até 2 metros. A pelagem do lobo-cinzento é em geral acinzentada, mas pode ser também marrom, castanha, branca ou preta. As pernas e a barriga são de cor branco-amarelada.

O lobo-vermelho pesa de 20 a 37 quilos. Seu pelo é castanho-avermelhado ou cor de areia. O lobo-etíope também possui a pelagem castanho-avermelhada. O macho dessa espécie pesa apenas 16 quilos.

Comportamento

Os lobos são animais gregários, isto é, vivem em grupos. Um grupo de lobos se chama matilha, e em geral reúne um par de adultos e seus descendentes. O macho e a fêmea que lideram a matilha são conhecidos como casal-alfa. Os lobos costumam caçar à noite, em grupos. Eles se alimentam de cervos, alces, esquilos e roedores.

Sobrevivência

Todas as espécies de lobo estão em risco de extinção. Em parte, isso se deve à destruição de seu ambiente. Os lobos também são abatidos porque atacam o gado. Hoje em dia, há vários programas de defesa dos lobos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.