As pessoas e os outros seres vivos conseguem ver porque existe a luz, que é uma forma de energia. O Sol é uma importante fonte de energia luminosa, sem a qual não haveria plantas nem animais na superfície da Terra.

Fontes de luz

Além do Sol, outras fontes emitem luz, por exemplo, o fogo, certos animais (como os vaga-lumes e alguns peixes), os raios e as lâmpadas elétricas.

Propriedades da luz

A luz apresenta-se de duas formas muito diferentes ao mesmo tempo. Uma forma é a de pequenas partículas chamadas fótons; a outra é a de ondas. O modo mais fácil de imaginar a luz é na forma de ondas. Elas viajam através do espaço a uma velocidade de 299.792 quilômetros por segundo.

Os cientistas usam um conceito chamado comprimento de onda para descrever as ondas de luz. Assim como as ondas de água, as ondas de luz têm picos e vales. A distância entre dois picos é chamada de comprimento de onda. A luz do Sol possui comprimentos de onda longos, médios e curtos.

A cor da luz depende do comprimento de onda. A luz vermelha tem o maior comprimento; a luz violeta tem o menor. As luzes laranja, amarela, verde, azul-clara e azul-escura (ou índigo) situam-se entre o comprimento da luz vermelha e o da violeta. Quando ondas de luz de todas as cores viajam juntas, a luz parece branca.

Certos objetos, como peças triangulares de vidro chamadas prismas, conseguem separar a luz branca em cada cor individual. Quando a luz passa por um prisma, ondas de diferentes comprimentos são desviadas em diferentes medidas. Assim, a cor de cada onda aparece isoladamente. Esse efeito é chamado de espectro. O arco-íris é um tipo de espectro. Quando gotas de chuva formam um arco-íris, elas estão se comportando como prismas.

Luz e visão

Os objetos são visíveis porque emitem luz ou porque refletem luz. Por exemplo, o Sol é visível porque emite sua própria luz, mas a Lua só é visível porque reflete a luz do Sol.

A maioria dos objetos absorve uma parte da luz e reflete outra parte. A luz refletida corresponde à cor do objeto. Se o objeto não reflete muita luz, significa que a luz passa através dele. Esse tipo de objeto é chamado transparente, ou translúcido. Em contrapartida, os espelhos refletem quase toda a luz que incide sobre eles.

Luz e vida

A luz é muito importante para a vida na Terra. Usando a energia da luz, as plantas combinam o dióxido de carbono (ou gás carbônico) da atmosfera com a água do solo. Através desse processo, chamado fotossíntese, elas produzem seu próprio alimento e servem depois de alimento para pessoas e animais. Além disso, emitem o oxigênio, que é indispensável para os seres vivos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.