A mão é a parte do corpo que se estende a partir da extremidade de cada braço. É característica da maioria dos primatas, entre eles o macaco, o chimpanzé e o homem. Ela é formada pela palma e por cinco dígitos, ou dedos — um deles, o polegar, faz movimentos em oposição aos outros quatro. Os ossos e os músculos das mãos permitem que os dedos tenham movimentos variados e muito úteis.

Estrutura

A mão humana possui 27 ossos. O polegar tem dois, e cada um dos quatro outros dedos tem três ossos. A palma da mão tem cinco, e o pulso, que une cada mão a seu respectivo braço, possui oito. Além desses, há ainda os pequenos ossos localizados próximo à base dos dedos.

A base do polegar se situa na lateral interna da palma da mão, e os outros quatro dedos se estendem a partir da parte de cima da palma. As extremidades dos dedos são cobertas por uma lâmina dura de queratina, a unha. E a parte macia da ponta de cada um dos dedos tem diversas pequenas linhas e sulcos que formam um padrão único chamado impressão digital.

Os movimentos de cada dedo são controlados por músculos distintos. Todos os cinco dedos dobram-se para dentro. O polegar, pelo fato de se mover em oposição aos outros dedos, é chamado de dedo opositor e é o elemento que diferencia as mãos da maioria dos primatas das patas dos outros animais, já que estes não têm dedos opositores.

Funções

As mãos são capazes de empurrar, puxar, bater, segurar e carregar. E também de fazer gestos e sinais, como acenar e apontar. O polegar, por ser opositor, permite que a mão pegue objetos pequenos e lhe proporciona habilidade para lidar com ferramentas e instrumentos.

As mãos são extremamente sensíveis a diferentes texturas e temperaturas. Seus vincos e pregas as ajudam a sentir e segurar coisas, o que as torna tão importantes para o sentido do tato. Para ler e escrever, as pessoas cegas usam o tato com osistema braile, composto de uma série de padrões de pontos salientes que representam letras ou uma combinação de letras.

As mãos dos símios

Da mesma forma que os seres humanos, os macacos e os chimpanzés têm polegares opositores. Eles usam as mãos para pegar coisas, obter comida e pentear os pelos uns dos outros. Muitos também usam as mãos para escalar árvores e se movimentar entre elas. Algumas espécies têm dedos mais longos, para se agarrar melhor aos galhos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.