A música popular é um gênero apreciado por um grande número de pessoas. Também é chamada música pop.

A música popular é diferente da música clássica, ou erudita, que é mais formal e elaborada. A música folclórica também é um gênero musical diferente da música popular; ela engloba as canções tradicionais de um povo. A música popular brasileira engloba o samba, a bossa nova, o rock, o forró, o sertanejo e o brega entre outros estilos.

Tipos de música popular

Existem vários tipos de música popular. Alguns dos mais conhecidos são o samba e a bossa nova (do Brasil), o rock, o country, o rap, o blues e o jazz (dos Estados Unidos), o reggae (originário da Jamaica), a salsa (especialmente de Cuba e da Colômbia). Mas existem muitas outras formas de música popular no mundo todo.

Geralmente, a música popular é baseada nas músicas tradicionais de cada região. Se esse tipo de música ganha popularidade internacional, fica conhecida como world music (“música do mundo”, ou música étnica). Com a internet, ficou muito mais fácil ter acesso a músicas do mundo inteiro.

A música popular brasileira é muito apreciada no Japão e há muitos discos de cantores e compositores brasileiros lançados antes nesse país do que no Brasil. Nos Estados Unidos e na França, a música brasileira também é apreciada.

É comum que as músicas pop sejam populares por pouco tempo. Novas canções surgem regularmente e ocupam o lugar dos antigos sucessos. Até mesmo certos estilos de música, como soul, funk e disco, acabam perdendo popularidade. Contudo, alguns gêneros musicais e bandas permanecem populares por muitos anos. É o caso do rock e de conjuntos como The Beatles e The Rolling Stones.

História

A música popular se desenvolveu a partir de vários estilos de música religiosa, folclórica e clássica. No século XIX, grupos musicais viajavam levando sua música para um número cada vez maior de pessoas.

No final do século XIX e no início do XX, os negros dos Estados Unidos criaram o jazz, gênero musical que logo se tornou famoso no mundo todo.

No começo do século XX, foram feitas as primeiras gravações; com isso, as pessoas passaram a ouvir música pelo rádio, sem sair de casa.

O rock and roll — uma mistura de country com blues — surgiu na década de 1950 e logo se tornou muito popular entre os jovens. Até hoje é a forma mais conhecida de música popular. O rock é um gênero musical muito apreciado no Brasil. Existem muitos conjuntos de rock brasileiros como Os Mutantes e compositores e cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Rita Lee e Raul Seixas.

O rádio, a televisão, o cinema e a internet ajudam a música popular a crescer e a mudar. Essas invenções tecnológicas permitiram a milhões de pessoas ouvir determinada música ao mesmo tempo. Ajudaram também a transformar a música popular no enorme negócio que ela é hoje.

Música popular no Brasil

No Brasil, a música popular teve vários estilos, conforme a época. Desde os séculos XVI e XVII, antigas canções europeias chamadas cantigas foram se misturando à música africana dos escravos. No final do século XVIII e no início do XIX, dois estilos musicais — a modinha e o lundu (um ritmo de dança) — deram início à música popular no Brasil. Na segunda metade do século XIX, surgiram o maxixe, o choro, a seresta e o samba.

No começo do século XX, com o crescimento do carnaval, aumentou a popularidade do samba e das marchinhas. Artistas como Noel Rosa, Cármen Miranda e Ari Barroso fizeram sucesso com esse gênero. Os anos 1940 e 1950 foram marcados pelos cantores de rádio e pelo estilo musical chamado samba-canção. Foi a época de grande sucesso de cantores como Francisco Alves, Dalva de Oliveira, Ângela Maria e Cauby Peixoto. A bossa nova surgiu no final da década de 1950 e trouxe novos artistas: João Gilberto, Carlos Lyra, Tom Jobim, Vinícius de Moraes.

Na década de 1950, Tony e Celly Campello fizeram sucesso cantando os rocks americanos com versão em português. No início dos anos 1960, a Jovem Guarda fez grande sucesso junto aos jovens. Esse movimento musical era dinamizado por um programa de televisão de mesmo nome comandado por Roberto Carlos, que, em parceira com Erasmo Carlos, compôs inúmeras músicas inspiradas nos rocks americanos da época.

Em meados da década de 1960, surgiram os festivais de música. Muitos dos principais artistas formaram um movimento chamado Música Popular Brasileira (ou MPB), que obteve muito sucesso. Entre os maiores representantes desse estilo estão Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Edu Lobo e Milton Nascimento. A MPB continua influenciando os artistas atuais, embora outros estilos de música popular façam sucesso, como o sertanejo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.