O magnésio é um metal leve. É um dos elementos químicos conhecidos como metais alcalinoterrosos. Os cientistas utilizam símbolos para representar os elementos químicos: o do magnésio é Mg. Foi descoberto em 1755 pelo químico e físico escocês Joseph Black (1728-1799), que também descobriu o dióxido de carbono.

Onde se encontra o magnésio

O magnésio não é encontrado livre na natureza, mas compostos ou combinações de magnésio com outros elementos aparecem em muitos solos e rochas. Os minerais mais comuns que contêm magnésio são a magnesita e a dolomita. O magnésio também é obtido a partir de águas salobras (com teor de sal) e da água do mar. Essas fontes de magnésio são encontradas no mundo todo, mas a China e a Rússia são os maiores produtores do metal.

Propriedades

Os cientistas podem separar o magnésio dos outros elementos que formam os compostos. O magnésio puro é um metal branco-prateado. Em aparas ou em pó, pega fogo facilmente e produz uma chama brilhante. É um bom condutor de eletricidade.

Usos

O magnésio é um bom agente redutor, no sentido de que pode ser utilizado para separar outros metais de seus compostos. Por exemplo, é usado para remover o enxofre do ferro e do aço. Por ser altamente inflamável e produzir uma luz brilhante, é usado em explosivos, fogos de artifício e sinalizadores luminosos. Como é leve, serve para fabricar aviões, máquinas e aparelhos domésticos. Como não é um metal muito resistente, em geral o magnésio é misturado com outros metais para criar uma liga. Os metais mais usados em ligas com o magnésio são o alumínio e o zinco.

As plantas e os animais utilizam o magnésio para criar energia. Nas plantas, ele é um ingrediente-chave da clorofila. Essa substância permite que as plantas absorvam a luz do sol e a convertam em energia pelo processo da fotossíntese. Nos animais, o magnésio entra em uma série de reações químicas que controlam a transferência de energia para as células vivas.

Os compostos de magnésio têm ainda várias utilidades. São bastante usados em remédios, como no sulfato de magnésio e no leite de magnésia. Um composto muito útil também é o óxido de magnésio, que serve para a fabricação de plástico, borracha artificial, fertilizantes, cimento e tijolos para as fornalhas de alta temperatura. Outro composto é o carbonato de magnésio, usado em materiais isolantes, certas tintas e muitos cosméticos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.