Magnólia é o nome dado a diversas árvores e arbustos que se destacam por suas grandes flores. A magnólia é plantada em parques e jardins. A madeira de algumas espécies é usada na fabricação de móveis.

Existem cerca de oitenta espécies de magnólia, que crescem na América e na Ásia. Muitas medem entre 12 e 24 metros de altura. O tronco tem casca macia e acinzentada, e as folhas são grandes e ovais. Algumas espécies são sempre-vivas, ou seja, mantêm as folhas durante o ano todo. Outras perdem as folhas no inverno.

As flores da magnólia podem ser brancas, amarelas, rosa ou roxas. Elas chegam a medir 25 centímetros, ou mais, de um lado a outro. A maioria tem entre seis e doze pétalas grandes. Elas florescem na primavera e no início do verão. Algumas flores exalam um delicioso perfume. Depois que as flores desabrocham, as magnólias produzem frutos em forma de cone, com sementes avermelhadas no interior. No outono, os frutos se abrem e as sementes ficam penduradas por filamentos muito finos.

Existem muitas espécies populares de magnólia. A Magnolia grandiflora tem grandes flores brancas que exalam cheiro de limão. A Magnolia macrophylla mede 15 metros de altura, e as folhas de sua copa chegam a 61 centímetros de comprimento. A Magnolia acuminata, que nos Estados Unidos tem o nome vulgar de cucumber tree (pepineiro), é chamada assim porque seus frutos têm formato de pepino. Essas três são originárias dos Estados Unidos. A Magnolia ovata, espécie nativa do Brasil, é conhecida popularmente como magnólia-do-mato, magnólia-branca e pinha-do-brejo, entre outros nomes. Ela tem madeira de boa qualidade e flores brancas e aromáticas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.