Os maias são um povo nativo do México e da América Central. Entre os anos 250 e 900, tinham um modo de vida muito avançado para a época. A civilização maia começou a declinar rapidamente após o ano 900. Ninguém sabe ao certo por que isso aconteceu.

Como viviam os maias

Os maias viveram primeiramente em aldeias e, mais tarde, em cidades. Suas cidades possuíam grandes templos, pirâmides de pedra, palácios e quadras de jogo de bola. Eles criaram fazendas podando árvores e parreiras em torno da floresta tropical. Cultivavam milho, feijão e abóbora.

Os maias criaram uma escrita no sistema chamado hieroglífico, que usa símbolos em vez de palavras. Também estudaram os planetas e as estrelas. Usaram suas observações do céu para fazer um calendário muito acurado e ainda desenvolveram um sistema matemático.

Os maias cultuavam muitos deuses da natureza — entre eles, os deuses do Sol, da Lua, da chuva e do milho. Em cerimônias religiosas, matavam pessoas que haviam capturado durante a batalha. Eles pensavam que os deuses precisavam de sangue humano para se nutrir.

História

Por volta de 1500 a.C., os maias viviam em aldeias. No ano 200, estavam vivendo em cidades. Em 900, haviam construído mais de quarenta cidades. Algumas das mais importantes eram Tikal, Palenque, Copán e Bonampak, situadas atualmente na Guatemala, em Honduras e no sul do México.

Após o ano 900, a população maia diminuiu. Eles abandonaram muitas de suas cidades. No início do século XVI, os espanhóis chegaram ao território maia e forçaram os nativos a trabalhar para eles. Muitos maias morreram de doenças trazidas pelos espanhóis. Atualmente, descendentes dos maias vivem no México, na Guatemala e em Belize.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.