O mamão é uma fruta tropical. Seu nome científico é Carica papaya. Ele cresce nas áreas tropicais de todo o mundo, e seus principais produtores são Brasil, Nigéria, Indonésia e Índia.

A planta que produz o mamão é alta como uma árvore, chegando a ter 8 metros de altura. Suas folhas podem medir até 60 centímetros de largura. Os caules das folhas são ocos e servem como canudinhos para a brincadeira infantil de soprar bolinhas de sabão.

O fruto é oval e quase sempre amarelo ou alaranjado. Há vários tipos de mamão. Alguns tipos permanecem verdes quando amadurecem. O tamanho varia de acordo com o tipo: o mamão chamado papaia, menor, mede cerca de 7,5 centímetros de comprimento, ao passo que os mamões comuns, maiores, podem ter mais de 50 centímetros e pesar até 11 quilos. A polpa do mamão é bastante suculenta e no seu centro há muitas sementes redondas e pretas do tamanho de ervilhas.

O sabor do mamão é ligeiramente doce. É uma fruta rica em vitaminas A e C, e atribui-se poder cicatrizante a ela. Muita gente a come no café da manhã. É também usada em molhos para salada, geleias, tortas e sucos. Alguns molhos de salada são feitos com a semente do mamão. A fruta verde pode ser cozida e comida como um legume.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.