O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma planta da família das cactáceas. Ele é um cacto típico de regiões de clima semiárido, encontrado principalmente no sertão do Nordeste do Brasil.

Características físicas

O mandacaru é uma planta bastante resistente e pode atingir até 3 metros de altura. Como ocorre com outros tipos de cacto, tem capacidade para captar e reservar água em suas ramificações, que são cheias de espinhos.

O tronco é grosso, como se fosse de uma arvorezinha. Ele também dá frutos e uma flor muito bonita, com pétalas brancas e miolo amarelado. A floração acontece uma vez ao ano e, geralmente, a flor vive apenas uma noite.

Usos

Por ser uma planta suculenta, isto é, com água reservada em suas ramificações, o mandacaru é uma planta importante para alimentar e para matar a sede dos animais do sertão brasileiro.

O fruto do mandacaru (roxo, com polpa branca e pequenas sementes) também é comestível. Tem valores nutricionais e por essa razão tem sido incentivado para o consumo humano.

O mandacaru é utilizado como planta ornamental. O porte grande e a rara beleza de sua floração fazem dele um arbusto apropriado para enfeitar jardins e para separar ambientes interiores, desde que haja luminosidade necessária para o seu crescimento.

A beleza do mandacaru já inspirou algumas músicas populares brasileiras. O compositor Chico César fez “Flor do mandacaru”, que diz numa das estrofes: “Pelo correio ou de caminhão / Num barco do São Francisco / Peço que você se apresse / Que a saudade é ruim / Manda, caru/ Flor do mandacaru pra mim”.

A outra música é de autoria de Luís Gonzaga e Zé Dantas e se chama “O xote das meninas”. A música começa assim: “Mandacaru / Quando fulora na seca / É o sinal que a chuva chega no sertão”.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.