O mandril é o maior de todos os macacos. Mais coloridos, os mandris estão emparentados com os babuínos.

Os mandris vivem nas florestas tropicais da África centro-ocidental desde Camarões até o sul do Rio Congo. Eles passam a maior parte do tempo no chão, mas dormem nas árvores.

Todos os mandris têm um corpo pesado e uma cauda curta. Seus peculiares rostos têm sulcos acima dos olhos e ao longo do nariz. Os olhos são pequenos e afundados. O macho adulto tem partes peladas, tanto no rosto como nas nádegas. Essas partes são muito coloridas. Na face, elas variam do azul brilhante ao violeta, com púrpura ao longo do nariz. As almofadas das nádegas são cor-de-rosa para vermelho, com áreas azuladas nas laterais. O longo pelo do corpo é verde-oliva a marrom, e a pequena barba e a pele do pescoço são amarelas. Os olhos estão como emoldurados em preto. Os machos adultos têm cerca de 90 centímetros de comprimento, incluindo a cauda. Eles pesam até 35 quilos. Os mandris fêmeas são muito menores e menos coloridas que os machos.

Os mandris se alimentam de frutas, raízes, insetos e pequenos répteis e anfíbios. Os animais vivem em grupos constituídos por um macho e pelo menos 20 fêmeas com seus filhotes. Às vezes, vários grupos se reúnem e viajam em grandes bandos de 100 ou mais.

As atividades humanas têm ameaçado os mandris ao longo dos anos. O habitat do animal está sendo destruído porque as pessoas têm cortado muitas árvores na floresta para cultivar a terra ou para vender a madeira. Algumas pessoas caçam mandris para comê-los.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.