A manga é a fruta da mangueira, uma árvore que cresce em regiões de clima quente e faz parte da mesma família dos sumagres ou cajueiros. Seu nome científico é Mangifera indica.

A mangueira é originária da Índia e de partes da Ásia oriental. Hoje é cultivada também na América e na África, introduzida nesses continentes pelos portugueses nos tempos do comércio de especiarias. O Brasil é o nono produtor de manga do mundo e um dos maiores exportadores (segundo dados da Embrapa). Seu cultivo ocorre principalmente na região do vale do São Francisco (sobretudo na Bahia e em Pernambuco) e na região Sudeste.

A mangueira pode chegar a 18 metros de altura. Os frutos se desenvolvem a partir de flores pequenas e rosadas. As mangas menores têm o tamanho de ameixas, e as maiores podem chegar a pesar 2 quilos. As mangas podem ser redondas, ovais, com formato de rim ou de coração. Sua casca lisa e fina pode ser verde, vermelha, amarela, roxa ou uma combinação dessas cores. Sua polpa suculenta é amarelo-alaranjada. A manga tem um caroço grande em seu interior.

As mangas são um alimento importante na Índia, nas Antilhas (Caribe) e em outros lugares. As pessoas consomem mangas frescas, em sobremesas ou pratos principais, e as usam no preparo de um molho picante chamado chutney. É uma fruta rica em vitaminas A, C e D.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.