O manganês é um elemento químico que foi identificado em 1774 pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele, enquanto ele trabalhava com o minério pirolusita. O elemento foi isolado nesse mesmo ano pelo sócio de Scheele, Johann Gottlieb Gahn. Raramente usado em sua forma pura, o manganês é fundamental para a fabricação do aço.

Onde é encontrado o manganês

Combinado com outros elementos, o manganês é fartamente encontrado em toda a crosta terrestre, ocupando o segundo lugar (o primeiro é do ferro) entre os elementos de transição mais abundantes. Dentre os principais produtores de minério de manganês estão Austrália, África do Sul, China, Gabão e Brasil.

Usos e propriedades

As características físicas e químicas do manganês são semelhantes às do ferro, porém o manganês é mais duro e mais quebradiço. Sua superfície se oxida em contato com o ar e enferruja com a umidade. Assim como o ferro, ele queima quando em contato com ar ou oxigênio em altas temperaturas.

O manganês é encontrado em inúmeros depósitos minerais, sendo fundamental para o crescimento das plantas. É também um elemento essencial em animais mais evoluídos, ajudando muitas enzimas a executar suas funções. Porém, o excesso desse elemento em plantas e animais é tóxico.

Mais de 95 por cento do manganês produzido é utilizado na fabricação de ferroligas e aço, na forma de ferromanganês e silicomanganês. Sem manganês, o aço se quebraria mais facilmente. Os aços geralmente possuem menos de 1 por cento de manganês. Algumas variedades, porém, contêm de 12 a 14 por cento de manganês e são usadas em serviços pesados, pois apresentam ainda mais dureza e resistência à corrosão. O manganês puro é utilizado na preparação de ligas não ferrosas de cobre, alumínio, magnésio e níquel.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.