Mangue é um ecossistema característico de regiões tropicais, que se origina a partir do encontro de água doce com água salgada, formando um lodo. Nele nascem inúmeras espécies de animais e plantas importantes para o equilíbrio da natureza. Os mangues se formam tanto junto ao mar quanto na orla da foz de rios ou na margem lamacenta de portos, lagoas e rios, sendo um terreno de transição entre o ambiente terrestre e o marinho.

O Brasil tem mais de 10 mil quilômetros quadrados de manguezais, formando uma das maiores extensões desse tipo de ambiente no mundo. A importância desse ecossistema é enorme, pois é o local de procriação e de crescimento dos filhotes de muitos animais. Além disso, é o ambiente em que muitos peixes se alimentam, constituindo um dos principais pontos de apoio nas rotas migratórias de aves. Os manguezais também fornecem matéria orgânica e sais minerais para os ambientes marinhos, enriquecendo as águas. Por tudo isso é que o Brasil tem uma legislação federal de proteção aos mangues.

A vegetação que cresce nos manguezais é muito característica, e inclui um tipo de árvore e de arbusto também chamado mangue, que deu o nome ao terreno. Essas árvores e arbustos crescem em grupos densos, com um emaranhado compacto de raízes que se projetam para fora do lodo. Essas raízes impedem as ondas do mar ou o curso dos rios de levar embora o lodo e a areia da região costeira, importantes para a manutenção dos diferentes tipos de vida gerados nesse terreno.

Existem mais de sessenta espécies de vegetação nos mangues, que são encontrados em partes da Ásia, da África, da Oceania e da América. As plantas dos mangues crescem em lugares onde muito poucas outras conseguem se desenvolver. Um exemplo de sua capacidade de adaptação é a filtração da água, não deixando passar o sal para que possam crescer em água salgada. Além disso, devido a suas raízes fortes, conseguem desenvolver-se em solo úmido e macio.

Os mangues podem ser arbustos de baixa estatura ou podem chegar a até 40 metros de altura. O tipo mais comum chega a cerca de 9 metros de altura. As folhas das plantas de mangue geralmente são verdes e podem ser felpudas ou com cera. As flores podem ser amarelas ou brancas.

A madeira das árvores que vivem nos mangues é dura, sendo usada na fabricação de barcos e de outros produtos. A casca dessas árvores é cheia de tanino, uma substância química usada na fabricação de couro de peles de animais. Os mangues também são usados para finalidades medicinais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.