O manjericão é uma erva popular usada na culinária para dar sabor aos alimentos. Da família da hortelã, é um importante ingrediente da culinária mediterrânea.

Erva nativa da Índia e do Irã, a planta espalhou-se por todos os continentes. Na América, cresce do Brasil ao Caribe. Um pé de manjericão chega a medir geralmente 46 centímetros de altura, mas em alguns solos atinge os 2 metros. As folhas são ovais ou em formato de coração. Em alguns casos, as bordas podem ser picotadas. Cada folha mede entre 2 e 6 centímetros. A cor de suas minúsculas flores varia do branco ao rosa e ao roxo; o manjericão floresce entre os meses de junho e setembro.

A maioria dos tipos de manjericão tem um sabor semelhante ao do alcaçuz combinado com cravo. Quando seco, o manjericão de folha pequena é menos perfumado mas mais forte no sabor. As folhas grandes de manjericão têm mais variedade no perfume e um sabor quente, doce.

Fresco ou seco, o manjericão pode ser usado para temperar carnes, peixes, molhos, sopas, saladas e molhos para salada. É um dos principais ingredientes utilizados para fazer o molho italiano chamado pesto. Fornece também um óleo essencial, que é usado em perfumes, medicamentos, inseticidas e muitos outros produtos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.