Ao longo das costas de todos os oceanos da Terra, o nível da água muda de forma regular e periódica. Esse movimento é denominado maré. A maior altura atingida quando a água sobe é a maré alta. O menor nível atingido quando a água desce é a maré baixa.

Marés ocorrem em todas as massas de água. Em certas águas, porém, a mudança é tão sutil que passa despercebida. É mais fácil ver marés onde há o encontro de um oceano com a terra firme, ao longo dos litorais e em baías. Em geral, há duas marés altas e duas marés baixas por dia em determinados lugares. O horário em que ocorrem, porém, muda conforme o dia. Em média, o intervalo de tempo entre duas marés altas totaliza 12 horas e 25 minutos.

As marés são causadas por uma força natural chamada gravidade. Devido à gravidade, todos os corpos no universo se atraem. O Sol e a Lua exercem atração sobre a Terra, mas a influência lunar é maior, pois a Lua está mais próxima da Terra. A influência da Lua sobre a Terra movimenta as águas, provocando as marés. Na face da Terra voltada para a Lua, a água se avoluma formando uma onda. Essa onda resulta na maré alta. À medida que a Terra gira e a Lua se move ao redor dela, as marés também mudam. Como a Lua se move em torno da Terra em um percurso regular, o ciclo das marés segue um padrão regular.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.