O mar Adriático separa a Itália da península dos Bálcãs, na Europa oriental. Seu nome deriva, provavelmente, da cidade de Adria, movimentado porto na época da Roma antiga.

O Adriático tem cerca de 800 quilômetros de extensão por 160 quilômetros de largura. A profundidade máxima é de 1.250 metros. As águas apresentam alto teor de sal. O clima é mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos.

O Adriático se estende do golfo de Veneza, ao norte, até o estreito de Otranto, ao sul, onde, na altura da Albânia, se encontra com o mar Jônio. A costa italiana (oeste) é quase retilínea e plana. Na costa leste, dividida entre Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro, predominam rochas e montanhas.

O turismo é uma atividade importante na região. Existem muitos hotéis de férias no litoral adriático. A pesca de lagostas, sardinhas e atuns — entre outras espécies de peixes e frutos do mar — também merece destaque.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.