O Báltico é um mar pouco profundo do norte da Europa e constitui um braço secundário do oceano Atlântico. Embora seja um mar, o Báltico não tem água muito salgada. Muitos rios, como o Óder e o Vístula, deságuam nele. O enorme fluxo de água doce é que impede que as águas do Báltico sejam muito salgadas.

O mar Báltico fica entre a península da Escandinávia e o restante da Europa. Cobre uma área de cerca de 386.000 quilômetros quadrados. Os países às margens do Báltico são: Suécia, Dinamarca, Rússia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Alemanha e Polônia. As costas da Suécia e da Finlândia são em geral rochosas, mas as do Báltico meridional são planas. O litoral da Alemanha tem uma série de baías e enseadas rasas, chamadas fiordes. O Báltico liga-se por canais ao mar do Norte e ao oceano Ártico.

Os países banhados pelo Báltico usam o mar para o comércio. Os principais portos bálticos são: Copenhague, na Dinamarca; Estocolmo, na Suécia; Helsinque, na Finlândia; São Petersburgo, na Rússia; e Gdansk, na Polônia. A pesca no Báltico não é hoje tão importante quanto no passado, e sua produção inclui arenque, bacalhau, peixe-espada, enguia, salmão e mariscos.

Os vikings foram os primeiros a comerciar no mar Báltico, no século VIII a.C. Durante a Idade Média, negociantes alemães formaram uma associação, chamada Liga Hanseática, que passou a controlar o comércio na região. Com a prosperidade dos países banhados pelo Báltico, a área tornou-se cada vez mais desenvolvida. Em meados do século XX, a poluição gerada pelas indústrias e propriedades rurais da região passou a ser motivo de preocupação. Na década de 1990, os países do Báltico assinaram um acordo para limpar o ambiente em torno do mar.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.