O maior lago fechado do mundo é o mar Cáspio. Localizado entre a Europa e a Ásia, ele faz fronteira com a Rússia e o Azerbaijão a oeste, o Cazaquistão e o Turcomenistão ao norte e a leste e o Irã ao sul. O mar recebeu seu nome devido aos povos cáspios, que na Antiguidade habitavam sua margem ocidental.

O mar Cáspio tem quase o mesmo tamanho do Japão, cobrindo uma área de 370 mil quilômetros quadrados. É mais raso na parte norte, onde sua profundidade média não passa de 4 a 6 metros. As partes mais profundas ficam no sul. Em um ponto, o leito do mar fica 1.024 metros abaixo da superfície da água. Três grandes rios vindos do norte desembocam no mar Cáspio: o Volga, o Ural e o Terek. O mar contém cerca de cinquenta ilhas, quase todas pequenas.

O mar Cáspio é famoso também por seus esturjões — os peixes que produzem as ovas com as quais é feito o caviar, uma iguaria muito apreciada. No entanto, a população de esturjões diminuiu muito devido à queda do nível do mar Cáspio ocorrida ao longo do século XX. Hoje a maior indústria da região é a da produção de petróleo e de gás natural. Os países que cercam o Cáspio extraem petróleo e gás do leito do mar e os exportam para outros países.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.