O mar Negro fica no sudeste da Europa, junto ao oeste da Ásia, e tem forma aproximadamente oval. Embora esteja bastante longe do oceano Atlântico, está conectado a ele por meio de uma série de outras massas de água. Saindo do mar Negro, entra-se pelo estreito do Bósforo, para depois atravessar o mar de Mármara e chegar pelo estreito de Dardanelos ao mar Egeu, em seguida ao mar Mediterrâneo e, finalmente, ao Atlântico.

O mar Negro situa-se no ponto de encontro da Europa com a Ásia. É limitado pela Ucrânia a norte, a Rússia a nordeste, a Geórgia a leste, a Turquia a sul e a Bulgária e a Romênia a oeste. Vários grandes rios deságuam no mar Negro. São eles o Danúbio, o Dniester, o Bug, o Dnieper, o Don e o Kuban. A norte, a península da Crimeia se projeta no mar Negro — que cobre cerca de 422.000 quilômetros quadrados.

O mar Negro é importante para o transporte de mercadorias ao longo do ano inteiro. Em seus portos são embarcados produtos da Europa oriental para o resto do mundo. O clima magnífico e as fontes de águas minerais em torno do mar Negro constituem grande atrativo para quem vai em busca de tratamento ou quer simplesmente tirar férias. A Crimeia é a região mais visitada pelos turistas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.