O mar Vermelho separa a península Arábica do nordeste da África. Seu nome se deve à cor variável de suas águas, que são dotadas de grande salinidade. Normalmente verde-azuladas, às vezes elas ficam com manchas marrom-avermelhadas devido à ação de algas vermelhas.

O mar Vermelho é longo e estreito. A leste, é limitado pela Arábia Saudita e pelo Iêmen. O Egito, o Sudão e a Eritreia, todos na África, ficam a oeste. Ao sul, um estreito liga o mar Vermelho ao golfo de Áden e depois ao mar de Omã. Ao norte, o Canal de Suez liga o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo.

O mar Vermelho é uma das rotas de comércio mais movimentadas do mundo. Navios transportam passageiros e mercadorias entre a Europa e a Ásia através do Canal de Suez. O mar também tem reservas de petróleo e de outros minerais.

O mar Vermelho é uma das primeiras grandes massas de água mencionadas na história da humanidade. Os egípcios o utilizavam para fins comerciais já em 2000 a.C. O Canal de Suez foi inaugurado em 1869, facilitando muito o comércio e o transporte marítimo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.