O mar do Norte situa-se no oceano Atlântico. Ele fica entre a Grã-Bretanha e o noroeste do continente europeu. Sua superfície tem aproximadamente 570.000 quilômetros quadrados. Desde tempos remotos, é usado para pesca e navegação.

Os países banhados pelo mar do Norte são a Noruega, a Dinamarca, a Alemanha, os Países Baixos, a Bélgica, a França e o Reino Unido. Muitos rios europeus, como o Reno, o Sena e o Tâmisa, deságuam nele. Ao longo das praias ao norte, o litoral é escarpado. Na Noruega, ele conta com muitas ilhas rochosas e tem entradas profundas ladeadas por precipícios, as quais são chamadas de fiordes. Na parte sul, o litoral é menos escarpado. A costa dos Países Baixos é baixa e pantanosa. E o litoral britânico tem rochedos baixos e praias de areia.

O mar do Norte é um dos mares mais perigosos do mundo. Suas tempestades são violentas e os invernos, enevoados. O mar é, na maior parte, raso; por isso, as correntezas são fortes e puxam em diversas direções.

Apesar de perigoso, o mar do Norte é uma importante via de comércio. Nele existem diversos portos, onde as embarcações fazem o tráfego de muitos produtos. A pesca é uma atividade muito importante no mar do Norte, assim como a extração de petróleo e de gás natural. Esses recursos foram descobertos sob o fundo do mar na década de 1950.

O mar do Norte teve grande papel no desenvolvimento da Europa. Após a Idade Média (período entre os anos 500 e 1500, aproximadamente), os europeus passaram a viajar e a comerciar principalmente com o uso de embarcações. Eles desembarcavam nos portos do mar do Norte para negociar mercadorias e compartilhar ideias e invenções.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.