A maratona é uma corrida a pé de exatamente 42,2 quilômetros. Em geral, os maratonistas não correm em uma pista, e sim em áreas mais amplas, como as ruas de uma cidade.

A maratona é a modalidade de corrida mais longa dos Jogos Olímpicos. Muitas cidades do mundo também realizam esse evento. Maratonas como as de São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Boston atraem corredores do mundo inteiro. Homens e mulheres competem nas maratonas olímpicas e urbanas. Os corredores mais rápidos costumam terminar a prova em pouco mais de duas horas.

A palavra “maratona” se origina de um acontecimento lendário ocorrido cerca de 2.500 anos atrás. Maratona era o nome de uma planície da Grécia antiga. Lá, em 490 a.C., houve uma batalha violenta entre os atenienses e os persas, que queriam dominar a cidade-estado de Atenas. Após derrotar os persas, os atenienses teriam enviado o corredor Fidípedes de volta a Atenas para anunciar a vitória. Ele correu os cerca de 40 quilômetros entre Maratona e Atenas para dar a notícia e morreu de exaustão logo em seguida. Em 1896, os primeiros Jogos Olímpicos modernos incluíram uma corrida denominada maratona para homenagear esse corredor grego.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.