As maritacas, ou maitacas, são primas dos periquitos e dos papagaios. Pertencem à família dos psitacídeos e também são conhecidas pelos nomes de baitaca, humaitá, maitá, soia e suia. Existem várias espécies, ou tipos, de maritaca. No Brasil, podem ser encontradas pelo menos três delas: a maritaca-de-cabeça-azul, a maritaca-verde e a maritaca-roxa.

As maritacas são pássaros de países tropicais. Seu habitat são as florestas, os cerrados e as áreas com plantações. Podem ser encontradas em praticamente todos os países da América do Sul e em alguns da América Central. No Brasil, há maritacas em diversas cidades; passam o dia fazendo revoadas entre ruas arborizadas, próximas a parques.

Elas se parecem com papagaios, porém são menores. Têm o corpo roliço e cauda curta; a região ao redor dos olhos não tem penas. A coloração das penas varia de acordo com a espécie. As maritacas brasileiras têm a maior parte do corpo coberta de penas verdes, com a base das asas vermelhas ou azuis. Elas medem cerca de 25 centímentos de comprimento e pesam em média 250 gramas.

As maritacas acasalam nos meses de agosto a janeiro. A fêmea põe de dois a cinco ovos, que eclodem cerca de 25 dias depois. Durante o voo as maritacas são muito barulhentas, mas ficam em silêncio quando estão pousadas. Elas costumam ser vistas em pares ou em pequenos grupos, mas às vezes podem formar bandos de até cem aves.

Na natureza, as maritacas se alimentam de frutas e de pinhões. Algumas pessoas criam maritacas como animais de estimação e costumam alimentá-las com sementes de girassol, o que não é recomendado pelos veterinários.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.