O marquês de Lafayette foi um nobre militar francês que amava a liberdade e que por ela lutou em dois continentes, tornando-se um herói para os Estados Unidos durante a Guerra de Independência e ajudando a liderar a Revolução Francesa.

Primeiros anos

Lafayette nasceu em 6 de setembro de 1757, em Chavaniac, na França. Seu nome era Marie-Joseph-Paul-Yves-Roch-Gilbert du Motier. Ele herdou muito dinheiro da mãe e um castelo e o título de marquês do pai.

Revolucionário americano

O jovem Lafayette decidiu ajudar a luta das colônias americanas contra os ingleses na Guerra de Independência dos Estados Unidos. Ele chegou às colônias em 1777, e logo os americanos o fizeram general de divisão.

Além de lutar com bravura e habilidade, ele conseguiu que o rei da França enviasse 6 mil soldados para lutar ao lado dos colonos. Em 1781, Lafayette ajudou a derrotar o comandante inglês, lorde Cornwallis, em Yorktown, na Virgínia, o que encerrou a guerra.

Revolução Francesa

Lafayette então voltou para a França. Em 1789, ele ajudou a redigir a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que expressava os ideais da Revolução Francesa. Durante a revolução, Lafayette comandou a nova guarda nacional de Paris.

Alguns revolucionários desejavam matar o rei e tomar as terras de seus proprietários. Lafayette não pensava assim e, por isso, quando os extremistas assumiram o poder em 1792, ele saiu do país. Quando Napoleão Bonaparte passou a governar a França, em 1799, Lafayette voltou e estabeleceu-se como fazendeiro.

Últimos anos

Mais tarde, a monarquia foi restaurada na França e, em 1830, o marquês de Lafayette participou da sua terceira revolução, ajudando a derrubar o rei Carlos X. Lafayette morreu em Paris, em 20 de maio de 1834.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.