Qualquer substância que ocupa um lugar no espaço, como ar, água, pedras e pessoas, é chamada matéria. Os diferentes tipos de matéria podem ser definidos pelas suas massas. A massa de um objeto é a quantidade de material que o compõe. Uma bola de boliche, por exemplo, tem mais massa do que uma bola de praia.

Estados físicos da matéria

A matéria existe de várias formas, chamadas estados físicos. Os três estados físicos da matéria mais conhecidos são sólido, líquido e gasoso.

Rochas, livros, cadeiras e bolas são exemplos do estado sólido da matéria. Nesse estado, a matéria tem forma e volume definidos, que não podem ser alterados com facilidade. Por exemplo, quando um livro é transferido de uma caixa pequena para uma grande, mantém a mesma aparência.

Leite, suco de laranja e água são exemplos do estado líquido da matéria. No estado líquido, a matéria tem volume definido, mas sua forma depende do recipiente. Por exemplo, o leite muda de forma ao passar da caixa em que está embalado para uma jarra, embora a quantidade de leite continue a mesma.

O ar e o hélio usado para encher bexigas são exemplos do estado gasoso da matéria. Nesse estado, a matéria não tem forma nem volume definidos: pode expandir-se até encher um recipiente grande ou ser comprimida em um recipiente pequeno.

A matéria pode, às vezes, passar de um estado para outro. Por exemplo, o calor funde o gelo (ou seja, derrete a água solidificada), tornando-o líquido, ou faz evaporar a água líquida, tornando-a gasosa. A temperatura na qual um líquido transforma-se em um gás é chamada de ponto de ebulição. Quando resfriado, o vapor de água muda de volta para o estado líquido. Se for resfriada o suficiente, a água irá congelar e tornar-se um sólido. A temperatura à qual um líquido torna-se um sólido é chamada de ponto de congelamento. Essa mesma temperatura pode ser considerada o ponto de fusão se a temperatura aumenta e faz com que um sólido se torne em líquido. Por exemplo, a água líquida torna-se sólida (gelo) quando é resfriada a 0 ° C. O ponto de fusão do gelo é a mesma temperatura. Diferentes tipos de matéria têm diferentes pontos de ebulição, fusão e congelamento.

Propriedades da matéria

Toda matéria tem propriedades físicas, isto é, que podem ser verificadas sem que a matéria se altere. A cor, o volume e a temperatura são exemplos de propriedades físicas.

A matéria também tem propriedades químicas, que permitem saber quais alterações ela vai sofrer sob determinadas condições. Por exemplo, alguns metais se enferrujam se ficarem muito tempo expostos à chuva. O papel e a madeira transformam-se em cinzas em contato com o fogo. Queimar e enferrujar são reações químicas da matéria que a transformam em novos tipos de matéria.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.