A medusa (também chamada de água-viva) é um animal marinho que tem o corpo macio como uma geleia, sem ossos. Também possui tentáculos, que usa para dar ferroadas em suas presas. Às vezes, as medusas também picam os banhistas.

As medusas são aparentadas com os corais e as anêmonas-do-mar. Existem cerca de 200 espécies, ou tipos, de águas-vivas. Elas são encontradas em todos os oceanos. A maioria vive na superfície da água ou próximo a ela.

A medusa típica tem o formato de um sino ou de um guarda-chuva. Algumas são tão pequenas que não conseguimos enxergá-las. Outras têm mais de 2 metros. Podem ser transparentes (pode-se ver através delas), outras são brancas, marrons, cor-de-rosa, azuis ou cor de vinho. Algumas têm olhos em torno da extremidade do corpo. A boca e o estômago ficam no meio do corpo.

A medusa tanto pode ter poucos tentáculos como pode possuir muitos. Tentáculos finos ficam em torno da extremidade do corpo. Quatro ou mais tentáculos maiores caem da metade do corpo, abaixo da boca. Os tentáculos são recobertos por células de ferrões que produzem veneno, o qual deixa os animais pequenos atordoados; em seguida, os tentáculos levam as presas para a boca da medusa.

Certas medusas podem ser muito perigosas para os seres humanos. Uma ferroada pequena da água-viva chamada vespa-do-mar pode matar uma pessoa em poucos minutos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.