A meiose é a divisão de uma célula que dá origem a quatro gametas, cada um possuindo metade do número de cromossomos da célula original. Os gametas são as células responsáveis pela reprodução.

O processo de meiose é necessário em organismos que se reproduzem sexuadamente. Nos seres humanos, por exemplo, a maioria das células tem 23 pares de cromossomos, ou seja, um total de 46. Porém, os gametas — o espermatozoide e o óvulo — contêm apenas metade desse número, ou seja, 23 cromossomos cada. Assim, quando acontece a fecundação, os cromossomos do óvulo e do espermatozoide se unem e dão origem a uma célula com 46 cromossomos.

A meiose envolve duas divisões celulares. O processo começa com uma célula-mãe diploide (isto é, com o número total de cromossomos). Essa célula contém um par de cromossomos homólogos, ou seja, um cromossomo da mãe e outro do pai. Esses cromossomos se duplicam, e a célula fica então com dois pares de cromossomos (cada par consiste de duas cromátides idênticas). Na primeira divisão celular, cada par vai para uma célula separada. Na segunda divisão celular, os pares se separam, dando origem a quatro células-filhas haploides (isto é, com metade do número de cromossomos).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.