O melão é uma fruta doce. Sua polpa suculenta e aromática geralmente é consumida fresca. Melões são uma boa fonte das vitaminas A e C. Entre os tipos mais comuns estão o cantalupo, o honeydew e o melão amarelo comum, que é o mais conhecido no Brasil. O melão é parente da cabaça, do pepino e da abóbora. A melancia também pertence à mesma família, a das cucurbitáceas.

Os melões são originários da Ásia central, mas hoje em dia são cultivados em áreas quentes do mundo todo. O meloeiro é uma planta anual, ou seja, cresce só uma vez por ano e precisa ser replantada no ano seguinte.

Os meloeiros são trepadeiras que têm entre 2,1 e 2,4 metros de comprimento. Suas folhas são grandes e, em geral, redondas. As flores são amarelas e em formato de sino. As frutas podem pesar de 1 a 4 quilos e variam bastante em tamanho, forma, textura, cor e sabor.

Todos os melões têm casca dura para proteger a polpa, que fica no interior do fruto. A polpa pode ser branca, verde ou laranja. Muitas sementes crescem no centro dela. Às vezes as pessoas secam as sementes para saboreá-las como aperitivo ou usá-las na culinária.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.