Os micro-organismos são seres vivos demasiado pequenos para serem vistos a olho nu. Eles podem ser vistos com um microscópio. Bactérias, vírus e fungos são alguns exemplos de micro-organismos. A maioria dos micro-organismos são essenciais para a vida na Terra, mas alguns deles são prejudiciais para os seres humanos, animais e plantas, e podem causar doenças. O estudo de micro-organismos é chamado de microbiologia.

Onde vivem os micro-organismos

Os micro-organismos também são chamados de micróbios. Os que causam doenças são chamados de germes ou micróbios patogénicos. Eles existem em todos os lugares, incluindo o solo, o ar e no interior e na superfície dos seres vivos.

Tipos de micro-organismos

As bactérias são organismos minúsculos que não são nem animais nem plantas. Elas se reproduzem muito rapidamente.Os vírus são ainda menores do que as bactérias. Por si só, o vírus não tem vida. Mas ele se torna ativo quando infecta, ou penetra, uma célula de um animal ou de uma planta. Uma vez dentro da célula, o vírus pode se reproduzir, como outros seres vivos. As cópias que o vírus faz de si mesmo se chamam virions. Esses virions podem sair da célula original e infectar outras células.

Os fungos são semelhantes às plantas em alguns aspectos e se reproduzem a partir de pequenas células chamadas esporos. Este grupo inclui cogumelos e fungos, dos quais apenas alguns são micro-organismos. Os fungos são responsáveis por decompor matéria orgânica morta.

Micro-organismos úteis

Algumas bactérias úteis vivem no interior dos intestinos humanos. Elas ajudam o organismo a digerir os alimentos. Outras bactérias vivem em matéria decadente e a ajudam a apodrecer, transformando-a em nutrientes que retornam ao solo. Lá, eles servem de alimento para outros seres vivos. As leveduras são fungos que reagem com açúcares para provocar a fermentação. A levedura é um ingrediente comumente usado para fazer pão e produtos de pastelaria.

Micro-organismos que causam doenças

As bactérias e fungos presentes em alimentos, especialmente em carnes que não são cozidas, podem causar doenças como a intoxicação alimentar. Os vírus podem causar enfermidades, como a catapora e a rubéola, e muitas delas são contagiosas, isto é, podem ser transmitidas por contato entre as pessoas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.