Migração é o deslocamento em grupo de muitos mamíferos, aves, peixes, insetos e outros animais. Essa movimentação acontece em certas épocas do ano e faz parte do ciclo de vida dessas espécies.

Os animais migram por diversas razões. Muitos fazem isso para procriar ou para encontrar alimentos. Alguns animais migram para lugares onde possam hibernar, ou repousar durante o inverno. Outros mudam de ambiente devido ao excesso de calor ou de frio, ou por causa da chuva ou da seca em certas épocas do ano.

A migração envolve percursos na água, na terra ou no ar. Muitas aves e morcegos do hemisfério Norte voam na direção sul no inverno. Certas baleias saem de regiões polares frias e nadam para águas mais quentes no inverno. Outras migrações são verticais. Por exemplo, os cervos-de-orelhas-longas do oeste dos Estados Unidos trocam as partes mais altas das montanhas por outras regiões mais baixas no inverno. Algumas minhocas fogem da superfície do solo para as profundezas do subsolo.

Os animais se deslocam algumas centenas de metros ou vários milhares de quilômetros. Rãs percorrem distâncias curtas até lagos para se reproduzir. Já a andorinha-do-mar-ártica passa o verão no polo Norte e o inverno na Antártica, viajando cerca de 18.000 quilômetros. As migrações podem ocorrer de dia ou à noite. Aves como os gansos voam durante o dia. Pardais, pequenas aves canoras e tordos viajam à noite.

Durante a migração, os animais conseguem se orientar ao longo de rotas longas e complexas. Eles usam acidentes geográficos, como rios e montanhas, para saber onde estão. Cientistas acham que muitos animais usam também a posição do Sol e das estrelas para achar seu caminho. Certos animais, como o salmão, usam o sentido do olfato.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.