O milho é uma das plantas alimentícias mais cultivadas no mundo. As pessoas comem as sementes da planta, as quais são chamadas de grãos. O milho é um cereal. Faz parte da família das gramíneas e seu nome científico é Zea mays.

Originário das Américas, o milho foi levado para a Europa pelos primeiros exploradores europeus. Hoje, agricultores plantam milho em muitas partes do mundo. Os Estados Unidos, a China, o Brasil, o México e a Argentina são grandes produtores de milho.

O pé de milho é alto e tem um caule forte com um coruto (parecido com um penacho) no alto. Folhas grandes e estreitas nascem no caule, e espigões crescem debaixo das bases das folhas. Esses espigões são uma espécie de flor que se transforma em espiga, a qual contém as sementes que comemos. Cada espiga cresce envolta em folhas chamadas de cascas ou palhas.

Há muitas variedades de milho. Os índios da América cultivavam milho com grãos amarelos, vermelhos, azuis, rosa ou pretos. Hoje predominam os de cor amarela. Os grãos podem ser macios, duros, amiláceos ou doces. Os mais duros explodem quando aquecidos, e assim se faz pipoca.

Na América Latina de língua espanhola, grãos de milho são moídos para fazer masa, um tipo de massa usado em alimentos chamados tortilhas, tamales e outros. No Brasil é comum comer milho verde cozido ou assado, com os grãos ainda presos ao sabugo. Os grãos também são usados no pão de milho e em outras receitas, como na polenta, no curau e na pamonha. Animais de criação consomem outros tipos de milho. As partes não comestíveis da planta entram na fabricação de papel, de combustível (como o etanol) e de outros produtos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.