Mineração é a atividade de extrair minerais da crosta terrestre. O subsolo da Terra contém muitos minerais e outros materiais que são úteis às pessoas. Para obter esses recursos naturais valiosos, é preciso cavar o solo. Os buracos cavados são chamados minas. Algumas minas são poços estreitos ou túneis que descem bem fundo debaixo da terra. Outras são poços abertos ao ar livre, como cânions. As pessoas que trabalham nas minas são chamadas mineiros.

Cavam-se minas para obter coisas como diamantes, sal, carvão, prata e muitos outros materiais. Quando uma mina fornece pedra para construção é chamada pedreira. Perfurar a terra para extrair petróleo é outro tipo especial de mineração. Nesse caso, o buraco na terra é chamado poço, não mina. Geralmente, os trabalhadores cavam minas para procurar apenas um tipo de material. Algumas vezes encontram também outros recursos valiosos.

A abertura de minas

Há muitas maneiras de abrir uma mina. Uma delas é cavar túneis subterrâneos. Outra forma é remover as camadas de cima do solo e da rocha para criar um poço.

As minas em túneis podem se estender por quilômetros embaixo da terra. Algumas vezes, os túneis se abrem em grandes salões. Os mineiros que trabalham no fundo da terra, nesses salões, usam máquinas e equipamentos especiais para cavar as paredes. Ar fresco, água e eletricidade devem ser levados até eles através de sistemas desenvolvidos para isso.

Os trabalhadores usam grandes máquinas para movimentar a terra a fim de abrir minas em poços. As máquinas raspam e cavam o solo até descobrir os minerais. À medida que as máquinas cavam, vão criando um imenso buraco no chão.

Algumas vezes, os mineiros precisam usar explosivos, como a dinamite, para criar túneis ou romper superfícies duras. Essas explosões também quebram os materiais em pedaços menores, o que facilita sua coleta.

A mineração é um trabalho perigoso. As minas em túneis podem ceder ou se inundar rapidamente com água. Quando desastres assim acontecem, os mineiros podem ficar aprisionados debaixo da terra. As explosões usadas na mineração também podem liberar gases venenosos.

História

Desde os tempos pré-históricos as pessoas cavam minas. Milhares de anos atrás, durante a Idade da Pedra, as pessoas cavavam o solo para procurar pederneira (ou pedra de fuzil). A pederneira é uma pedra que pode ser usada para fazer armas e ferramentas.

O primeiro metal a ser minerado foi o cobre. As mais antigas minas de cobre estão no Egito. Os egípcios antigos cavaram essas minas cerca de 7 mil anos atrás. Há 5 mil anos, as pessoas também mineravam estanho e o combinavam com o cobre para criar o bronze. Esse metal era importante para fazer armas e ferramentas fortes e duradouras. Posteriormente, as pessoas mineravam o ferro para tornar as ferramentas e as armas ainda mais fortes.

Os gregos antigos mineravam mármore para construir belos edifícios. Os antigos romanos tinham imensas operações de mineração, muitas em terras que eles conquistaram. Durante os séculos XV e XVI, os espanhóis enriqueceram minerando ouro e prata nas Américas.

As primeiras operações de mineração onde ficam atualmente os Estados Unidos começaram no século XVIII. Enquanto isso, na Grã-Bretanha, a mineração de carvão ajudou a dar início à Revolução Industrial. Foi uma época em que as pessoas começaram a usar máquinas para fabricar mercadorias. O carvão era uma fonte de energia importante para fazer as máquinas funcionarem.

No século XX, muitos países trabalharam para tornar a mineração mais segura para os mineradores. Atualmente, muitas pessoas estão preocupadas com a poluição e outros prejuízos ao ambiente causados pela mineração.

Mineração no Brasil

A mineração foi um fator muito importante para o Brasil colonial. A busca de minérios de forma geral foi contribuindo para a ocupação do território nacional. As entradas e as bandeiras, no século XVIII, tinham como objetivo principal justamente descobrir metais valiosos e pedras preciosas pelo interior do território brasileiro. Ouro, prata, cobre, diamantes e esmeraldas foram encontrados. O Brasil viveu então o Ciclo do Ouro, e o cálculo é que 3 mil toneladas foram enviadas para Portugal.

A mineração continua importante até hoje. É um dos setores vitais da economia brasileira. O subsolo brasileiro é um grande depósito mineral. Tem nióbio, minério de ferro, tantalita, manganês e muitos outros metais. As reservas de petróleo também estão colocando o Brasil entre os grandes produtores mundiais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.