Os mirtilos são frutos pequenos, azul-escuros, que crescem em arbustos e têm sabor ligeiramente ácido. São consumidos frescos ou usados em geleias e doces, e contêm vitaminas A e C e ferro.

Os arbustos de mirtilo são encontrados em bosques e colinas da América do Norte, do Reino Unido, do norte da Europa e da Ásia. Nos Estados Unidos os mirtilos são cultivados nos estados de Maine, Nova Jersey, Michigan e Carolina do Norte. O cultivo do mirtilo no Brasil começou entre os anos 1980 e 1990, no Rio Grande do Sul.

Os arbustos produzem flores na primavera. Cada flor se desenvolve e produz uma única baga. Por essa razão, os botânicos (estudiosos das plantas) consideram que os mirtilos são o que se chama bagas verdadeiras. Os oxicocos também são bagas verdadeiras. Algumas outras frutinhas vistas como bagas (e chamadas de frutas vermelhas), como morangos e framboesas, na verdade são cachos de frutos pequenos que crescem a partir de uma única flor.

Os arbustos de mirtilos costumam produzir frutos em excesso, e isso limita o tamanho do fruto, além de aumentar o tempo necessário para que ele atinja seu tamanho pleno, por isso os agricultores removem alguns botões de flor dos arbustos para permitir o crescimento de frutos maiores em menos tempo. Eles também aprimoram as plantas para produzir frutos de melhor sabor.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.