O mofo é um tipo de fungo, sendo maior que a levedura, que é um fungo de apenas uma célula, e não tão grande quanto os cogumelos. Há centenas de espécies diferentes de mofo, que crescem em lugares úmidos no mundo inteiro, tanto ao ar livre quanto em lugares fechados.

O mofo, assim como outros fungos, não produz seu próprio alimento, e por isso consome outros seres, que na maioria das vezes são restos de animais mortos ou folhas de plantas. Além disso, o mofo pode consumir produtos de origem vegetal ou animal, como alimentos, papel, tecido e vários outros.

A maioria dos tipos de mofo se reproduz liberando milhares de estruturas microscópicas, os esporos, que são leves e podem percorrer longas distâncias, sendo levados pelo vento, pela água ou por animais em movimento. Quando o esporo pousa em uma superfície apropriada, inicia a formação dos primeiros filamentos do novo mofo.

Em 1928, um cientista inglês chamado Alexander Fleming descobriu que o fungo da espécie Penicillium notatum conseguia matar bactérias que causavam infecções nos seres humanos. Com esse estudo, o pesquisador elaborou o medicamento denominado penicilina, um antibiótico feito a partir desse fungo. O mofo também entra na composição de alguns queijos, como o gorgonzola. Nas florestas, o mofo contribui para a decomposição de seres mortos.

É comum a ocorrência de mofo em edifícios muito úmidos, e sua presença pode causar doenças como erupções na pele, problemas respiratórios e infecções nos pulmões. O mofo também pode estragar alimentos, caso fiquem expostos ao ar por muito tempo. Pães, queijos, frutas e legumes podem servir de base para os esporos pousarem e começarem a crescer. Enquanto crescem, eles devoram os alimentos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.