Um moinho é uma máquina que aproveita a energia do vento ou da água. Os moinhos podem ser usados para moer grãos e fazer farinha, para bombear água ou para produzir energia elétrica.

Um moinho tem várias lâminas que giram quando o vento sopra ou a água passa por elas. No caso dos moinhos de vento, as lâminas ficam no alto de uma torre ou construção e são conectadas a um eixo. Nos moinhos de água, as lâminas ficam presas em torno de uma roda e esta fica presa a um eixo. O eixo giratório fornece energia para o mecanismo que faz o trabalho — uma bomba de água ou um moedor de grãos, por exemplo. O eixo também pode fornecer energia para uma máquina chamada gerador, que produz energia elétrica.

Há mais de mil anos, povos do oeste da Ásia construíram os primeiros moinhos de vento de que se tem notícia. Eles eram utilizados na moagem de grãos. Os moinhos se espalharam pela Europa no século XII. Os holandeses os usavam para bombear a água das áreas abaixo do nível do mar. Por volta do século XIX, no entanto, muitas pessoas passaram a utilizar máquinas a vapor, e não mais a energia do vento, para fazer os moinhos funcionar. Hoje em dia, moinhos chamados turbinas de vento produzem eletricidade para muitas comunidades.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.