Muitas pessoas pensam que uma monção é uma chuva torrencial de verão. No entanto, uma monção é um padrão de vento que faz com que tais chuvas aconteçam. Os ventos de monção mudam de direção entre as estações de inverno e de verão. Eles trazem verões úmidos e invernos secos para as regiões onde eles sopram. As maiores regiões de monções estão no sudeste da Ásia e na África ocidental, mas as monções também afetam o norte da Austrália e, ligeiramente, a costa do golfo do México, nos Estados Unidos.

Como se formam as monções

Monção de verão

As monções são causadas por variações da temperatura no ar sobre a terra e o mar. Esses ventos sopram de áreas frias para áreas mais quentes. Durante o verão, em uma região de monções a terra e o ar acima se tornam muito quentes. O mar nas proximidades e o ar acima do mar estão mais frios. O ar quente sobre a terra sobe, devido a que o ar quente é mais leve que o ar frio. Em seguida, o ar mais frio do mar substitui o ar que subiu. Este fenômeno é a monção de verão. Os ventos de monções são pesados com a umidade da água que evapora do mar. A umidade cai sobre a terra em forma de chuvas fortes.

Monção de inverno

No inverno, ocorre exatamente o oposto. O ar acima do solo esfria para uma temperatura mais baixa do que a temperatura do ar acima do mar. O ar mais quente do mar sobe, e o ar mais frio sopra da terra ao mar para tomar seu lugar. Este fenômeno é a monção de inverno. Porque os ventos provenientes da terra transportam pouca água, a região tem invernos secos.

A maioria das monções de verão vêm do oeste, e a maioria das monções de inverno vêm do leste. No sul da Ásia, as monções de verão sopram do sudoeste para o nordeste a partir do oceano Índico para a Índia. Alguns dos mais chuvosos lugares da Terra estão no caminho das monções na Índia. A cidade de Cherrapunji, no nordeste da Índia, tem uma precipitação média de 273 centímetros só no mês de julho. No sudeste da Ásia a fonte de água para as chuvas de monções é o mar da China Meridional. Na África ocidental, é o oceano Atlântico.

A importância das monções

As monções são muito importantes para a agricultura na Índia e em outros lugares. Os agricultores dependem das chuvas de monção para suas plantações, como as de chá. Mas a quantidade e o momento das chuvas podem variar muito de ano para ano. A quantidade certa de precipitações produz boas colheitas, mas os anos de chuvas fracas podem resultar na perda da safra em grandes áreas. As inundações provocadas pelas fortes chuvas de monção também podem danificar as culturas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.