O mono-carvoeiro é um mamífero da ordem dos primatas. Ele é considerado um dos maiores macacos da América. Pode ser encontrado em regiões de mata Atlântica, no Sudeste do Brasil. Ele também é conhecido pelo nome de muriqui, que significa “gente tranquila”, em tupi.

O mono-carvoeiro é um animal dócil, de pelagem clara, longa e macia. A cara é preta, com contornos brancos. Ele gosta muito de se balançar nas árvores, e para isso usa a longa cauda, além das pernas e dos braços delgados. Quando adulto, chega a medir 1,5 metro de altura, com uma cauda de 1 metro de comprimento. Ele pode pesar até 15 quilos.

O mono-carvoeiro se alimenta de folhas, de frutas e de flores. Vive em pequenos grupos, no alto da copa das árvores. É um grande saltador e consegue pular até 10 metros de uma árvore para outra.

O mono-carvoeiro é uma espécie ameaçada — isto é, que está em risco de extinção —, por causa da destruição da floresta em que vive, da caça ilegal e do tráfico de animais silvestres.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.