O monte Vesúvio é um vulcão ativo no sul da Itália. Ficou famoso por uma erupção que aconteceu no ano 79 d.C. Milhares de pessoas morreram quando a lava, as cinzas e a lama soterraram as cidades de Pompeia, Herculano e Stabia. As cidades ficaram esquecidas até os arqueólogos começarem a escavar suas ruínas no século XVIII.

O monte Vesúvio fica a cerca de 1.280 metros de altura, mas sua altitude se altera após uma erupção grande. No alto do cume fica uma grande cratera, com cerca de 300 metros de profundidade e 600 metros de superfície. Uma cadeia montanhosa, ou serra, conhecida como monte Somma circunda parcialmente o principal cume do Vesúvio. A área entre a serra e o cume é conhecida como vale do Gigante.

Os cientistas acreditam que o monte Vesúvio tenha sido formado há cerca de 200 mil anos. O vulcão permaneceu inativo durante séculos antes da tragédia de 79 d.C. Desde então, o vulcão entrou muitas vezes em erupção. Uma delas, em 1631, matou cerca de 3 mil pessoas. A última grande erupção aconteceu em 1944.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.