Os montes Apalaches, localizados no leste da América do Norte, são mais baixos, porém mais antigos, que as montanhas Rochosas, no oeste do subcontinente. A cadeia dos Apalaches constituía uma barreira natural ao deslocamento dos habitantes das Treze Colônias (núcleo inicial dos Estados Unidos) rumo ao oeste.

Os Apalaches se estendem por quase 3.200 quilômetros, da província de Terra Nova e Labrador, no Canadá, até o norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. As montanhas têm mais de 250 milhões de anos e foram desgastadas pela erosão ao longo do tempo.

Por ocupar área tão extensa no sentido norte-sul, os Apalaches apresentam grande variação climática. No Canadá e nas montanhas Brancas, no estado americano de New Hampshire, prevalecem condições semelhantes às do Ártico. Ao sul as temperaturas são mais amenas, mas é comum a presença de nuvens pesadas e de nevoeiro.

Antes da chegada dos europeus, a área dos Apalaches entre os estados do Maine e da Geórgia, nos Estados Unidos, era toda coberta de florestas. Hoje a superfície florestal é menor, mas ainda significativa. Falcões, perus selvagens e muitos tipos de pássaros canoros vivem nos Apalaches. Ali também se encontram ursos-pretos, cervos-de-cauda-branca, porcos-do-mato, guaxinins e castores.

Até o início da colonização europeia, a parte norte dos Apalaches era habitada por indígenas de várias tribos. Nas montanhas do sul, os cheroquis formavam o grupo mais importante. Em meados do século XIX, quase todos os nativos foram removidos ou mortos. No sul, as terras foram ocupadas por colonos que passaram a viver em comunidades isoladas. Isso favoreceu o surgimento de uma cultura original, com destaque para a música.

Na parte leste dos Apalaches existem muitas fazendas. O algodão é cultivado no sul. Tabaco e frutas são as principais culturas no norte. A área também é rica em minerais. No platô dos Apalaches, do estado da Pensilvânia ao do Alabama, o carvão é produzido em grande quantidade.

O turismo é também uma atividade importante. As montanhas oferecem esplêndidas paisagens e estimulam as atividades ao ar livre. A Trilha Nacional Panorâmica dos Apalaches percorre catorze estados americanos, desde o monte Katahdin, no Maine, até a montanha Springer, na Geórgia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.