Os montes Virunga são uma cadeia de montanhas do centro-leste da África. Eles abrangem parte de Uganda, de Ruanda e da República Democrática do Congo. Nos montes Virunga há oito picos principais; todos eles são vulcões.

Seis dos picos mais altos são vulcões extintos, ou dormentes, isto é, que não entram em erupção. São eles o Mikeno, o Sabinio, o Visoke, o Mgahinga, o Muhavura e o Karisimbi. Com 4.507 metros de altitude, o Karisimbi é o pico mais alto dos montes Virunga. Ele está situado na fronteira entre Ruanda e a República Democrática do Congo.

Os outros dois picos mais altos são vulcões ativos — ou seja, que entram em erupção. São o Nyiragongo e o Nyamulagira. Em 2002, um fluxo de lava do Nyiragongo formou um grande rio que dividiu a cidade de Goma ao meio. Quando terminaram as erupções, começaram os terremotos. Quarenta por cento dessa cidade da República Democrática do Congo foi destruída e 400 mil pessoas foram desalojadas. O Nyiragongo é um dos vulcões mais perigosos da Terra.

As florestas que cobrem os montes Virunga são o ambiente de uma espécie de gorila muito rara e que corre risco de extinção: o gorila-das-montanhas. Nos três países da região há parques nacionais. Em um parque nacional, os animais silvestres e seus habitats são protegidos por lei.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.