A moqueca é um prato da culinária brasileira. Ela pode ser feita de maneiras variadas, mas a mais tradicional é a feita à moda baiana.

A moqueca baiana é um cozido de peixe feito com leite de coco, azeite de dendê e pimenta. Outros ingredientes podem ser colocados, como tomates, ovos cozidos e batatas. Em geral é cozida em panela de barro.

A moqueca é feita em várias regiões do Brasil e o modo de prepará-la muda de acordo com o local. A moqueca capixaba, por exemplo, do Espírito Santo, é feita com peixe, alho, cebola, tomate, pimenta-malagueta, e o azeite que vai é o de oliva, não o de dendê. Há também moquecas de camarão e de mariscos.

Há menções ao preparo de moquecas por indígenas em cartas de portugueses que habitavam o Brasil no século XVI.

Naquele tempo, o peixe, a carne e outros alimentos eram envoltos em folhas e levados ao fogo, mas sem contato direto com as chamas porque eram amparados por varetas. Esse gradeado de varetas de madeira chama-se “moquém” (palavra de origem tupi) e dele derivou o termo “moquear”.

No interior de São Paulo, algumas pessoas ainda mantêm a tradição de preparo da moqueca dessa maneira. Na cidade de Caçapava (no estado de São Paulo), no vale do Paraíba, a moqueca é feita de frango com farinha de mandioca enrolados em folhas de caetés (vegetação densa e espinhosa) amarradas com imbira (um tipo de cordão retirado das próprias folhas). Nesse caso, normalmente é assada no moquém, mas nada impede que, dependendo da ocasião, seja levada ao forno comum.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.