O morango é uma fruta vermelha, com formato que lembra o de um coração. Ele pode ser comido fresco, com açúcar, chantili etc., além de ser muito usado em coberturas e recheio de doces, tortas e bolos. O morango é rico em vitamina C e contém ferro e outros minerais.

O morangueiro, a planta que dá o morango, cresce em regiões de clima ameno em diversas partes do planeta. Os Estados Unidos e o Canadá são os países que mais produzem morangos. Muitos países desenvolveram variedades próprias, mais adequadas ao seu clima. No Brasil, o morango é cultivado principalmente nos estados de Minas Gerais (o maior produtor nacional), São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O morangueiro cresce junto ao chão. No topo da planta fica a coroa, de onde as folhas brotam; elas são divididas em três partes e têm as bordas serrilhadas. Pequenos grupos de flores brancas crescem em talos finos. Conforme a planta fica mais velha, a coroa lança suas ramas, que se espalham pelo chão.

Os botânicos (pessoas que estudam as plantas) não consideram o morango uma fruta verdadeira. Uma fruta verdadeira, como o mirtilo, é uma única baga que se forma a partir de uma flor. O morango é composto de um grupo de pequenos frutos que se originam de uma flor.

Depois de colhidos, os morangos devem ser conservados em local seco e de temperatura amena. Eles não permanecem frescos por muito tempo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.